Por um dia menos ordinário


A melhor mãe do mundo é minha!
maio 11, 2009, 1:22 am
Filed under: Uncategorized

Aposto que QUALQUER um que ler este titulo sacudira a cabeca e pensara: “A melhor mãe do mundo é MINHA, nao sua!” E quem venceria em uma discussao destas? Que mae ganharia o titulo de melhor do mundo? A minha, que fez e continuara fazendo qualquer coisa para ver a minha felicidade? A sua, que conseguiu guardar aquele segredo ? A dele, que contou uma “mentirinha branca” para salva- lo? A dela, que passou por cima dos proprios principios para protege- la? Ja percebeu que as maes fazem de tudo, qualquer sacrificio, APENAS para ver a felicidade dos filhos? Partindo deste principio, qual sacrificio seria maior? Qual seria a mae escolhida para subir ao podio, segurar o trofeu e abrir uma champagne, celebrando a propria importancia? E para quem ela ofereceria o premio? Pra quem ela daria o primeiro gole de champagne? Ela dividiria em “partes iguais”, para voce e seus irmaos? Felizmente, voce nao precisa ser um genio para saber responder cada uma destas perguntas, certo? Pelo menos eu, que estou longe de qualquer genialidade, sei que a melhor mae do mundo eh minha. Ela ganharia este premio FACIL. Ela subiria ao podio, diria que nao seria nada se nao fosse por nos mesmos, seus filhos. Diria que nao saberia o que seria sem a nossa vida. Diria que vivia para a gente. Diria que a felicidade dela era possibilitada quando via felicidade em nossos rostos. Ela daria um gole de champagne para cada um de nos e, soh depois de cada um dos cinco tomar, ela veria se havia sobrado algo. E se nao houvesse, ela ficaria feliz por ter conseguido dividir a felicidade com a gente. E o que voce me diz? Ainda acha que sua mae eh pareo para a minha? Ela faria tudo isso? Ela vive para voce?

Segundo o dicionario, a palavra mae eh um substantivo feminino que representa a mulher que deu a luz a um ser, figura de mulher dedicada, fonte de origem. Segundo filhos, a palavra mae tambem eh um adjetivo, eh algo muito mais complexo. Quer exemplos?

“Gostinho de comida de mae”(analogia a uma comida gostosa,caseira);

“Pode entrar, aqui eh igual coracao de mae”(coracao grande, sempre cabe mais um);

“Ela tem um jeito mae de ser”(um jeito amavel, agradavel).

Para filhos, maes nao podem ser resumidas em substantivos femininos, em mulheres dedicadas que pariram. Elas podem ser isso, mas sao muito mais. Mae eh mais do que uma analogia ao cafe da manha na cama, remedinho na hora certa, sopa dada na boca, ajuda na licao, segredo dividido, presentes dados… Ela eh mais do que um substantivo concreto. Ela eh abstrata. Ela eh amor, esperanca, fe, alegria. Ela eh mais do que elogios, carinhos e conselhos. Ela nao sente dor, nao adoece, nao cansa, nao dorme. Mae  eh verbo que cuida, repara, ajuda e devota. Para filhos, mae nao eh substantivo simples. Ela eh composta. Ela eh incondicional, perfeita, imperfeita. Ela eh riso. Ela eh choro. Mae eh cliche e mae eh misterio. Mae eh o paradigma do amor.

E desculpem, mas a melhor mae do mundo eh a minha!

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Beleza, eu conheço essa mãe e sei que ela êh uma ótima mãe! Mas a melhor ei não tenho essa certeza toda, mas como voce êh minha irmazinha tb considero ela meio minha mãe. Ela êh como toda boa mãe companheita, tanto que cada filho que acordava ela tomava café com cada um, apoiava, ouvia, aconselhava, guardou segredos da nossa adolescência; enfim dou um troféu a ela por toda garra e amor aos filhos, mas não o de MELHOR mãe do mundo. rs

Comentário por Carol

mãe é realmente a melhoor coisa do mundo por isso mamãe:TE AMO MUITO!!!!!

Comentário por talita

[…] 2010, 12:22 pm Arquivado em: Uncategorized  ano passado escrevi um texto para minha mamis amada aqui e CLARO que nada do que escrevi lá mudou.Aliás, só […]

Pingback por porque mãe É mãe. « Por um dia menos ordinário

Que texto LINDO, Mari!
Mães são as melhores pessoas do mundo 🙂

Comentário por Anna




Deixe um comentário

